domingo, 13 de fevereiro de 2011

Castelo de Lindoso - Câmara de Ponte da Barca e ICNB assinam protocolo

A Câmara Municipal de Ponte da Barca e o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), rubricaram um protocolo de colaboração tendo em vista a definição das regras de gestão do Castelo do Lindoso, que passa a ser feita pela autarquia barquense. O acordo agora celebrado prevê, ainda, que o Município de Ponte da Barca seja responsável pela realização de actividades de dinamização e promoção da Porta do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), assim como assegurar a limpeza, a vigilância e a visitação ao Castelo do Lindoso.


O objectivo passa pela “promoção de visitas ao Castelo de Lindoso, em articulação com a Porta do PNPG, estrutura privilegiada de recepção aos visitantes”, referiu o Presidente da Câmara, Vassalo Abreu, que vê com satisfação a concretização deste desígnio, numa altura em que a aposta do seu executivo vai no sentido do turismo de ambiente: “o facto de 52% do nosso território ser Reserva da Biosfera, tem que ser aproveitado turisticamente”. O autarca considera, ainda, que esta parceria “é um investimento na valorização, preservação e divulgação do nosso vasto e riquíssimo património natural, cultural e paisagístico”.


Recorde-se que a porta do Lindoso, que é a porta central do Parque, está instalada junto ao Castelo de Lindoso (Monumento Nacional), a dois quilómetros da fronteira espanhola, é a única porta transfronteiriça do PNPG, permitindo a ligação entre a área protegida portuguesa e o Parque Natural Baixa Limia/Serra do Xurés.

Com o investimento global avaliado em cerca de 1 milhão de euros, a fortificação beneficiou de obras de renovação, o que permitiu criar um núcleo museológico militar, lembrando o tempo em que aquele castelo foi um importante reduto de defesa da fronteira. No interior da muralha existe um núcleo explicativo das características de fauna e flora do parque, bem como do património histórico existente no concelho. Do lado de fora, junto do maior conjunto de espigueiros de Portugal, está a porta do parque, que contempla, entre outras coisas, um auditório, um centro de interpretação, um centro de exposição e vendas, e o espaço de recepção dos visitantes do PNPG.

Brevemente faremos uma Senda circular pela Serra Amarela com ínicio e fim neste Castelo Lindo.

Um Abraço galaico

Sem comentários:

Enviar um comentário