sábado, 21 de agosto de 2010

Sinais de fumo na Gallaecia Sul.....lá para o PanParks

PanParks,

este nome é muito moderno, não é um neologismo. Não é sequer um nome Celta ou Galaico....é inglês, sim, está escrito em inglês. Saxónico. Por lá também se escrevia muito em Celta....ou coisa parecida.

Who Are They?
http://www.panparks.org/about-us/who-we-are

Pois é, lido aquele lindo inglês, nota-se que são uns grades defensores da natureza e que promovem o turismo nestas àreas certificadas. Dizem que proporcionam um equilibrio socio-económico em defesa da natureza....etc, etc. Aqui não se fala é nos custos que estão inerentes à imposição de pertencer a esta rede europeia.

Corria o ano de 2008 em que a direcção do PNPG (Parque Nacional da Peneda-Gerês) em que soaram as campainhas alarmantes para as populações do Parque. Iria tudo mudar! O quê?

Em Setembro de 2007 a PanParks anunciava que o PNPG iria aderir, depois de alguns anos de negociação entre o ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade) e a PanParks.

http://www.panparks.org/node/359

Em Julho deste ano, finalmente aparece a primeira parceria de turismo certificada. A WayPoint, o site está giro, não está?

http://www.waypoint.pt/

A titulo de exemplo, nós Galaicos, conhecedores de muita Branda, Vezeira e Sendas deste Parque, nunca pagámos para caminhar neste parque. No entanto, a 1ª parceria, a WayPoint leva por exemplo nada mais nada menos do que 25€ por pessoa para fazer o trilho da Calcedónia. Vejam http://www.walkinportugal.com/index.php?option=com_content&view=article&id=92&lang=pt

O fumo, voltando ao fumo, que relação existe com a PanParks?

A verdade é que querem 10000 hectares 100% selvagens, retirando assim o direito daqueles pastores que lá vivem e seguem costumes ancestrais a passagem por esta àrea.

É claro que gereu polémica e ainda hoje não existe concenso nos locais relativemente a este tema fundamental ao futuro sustentável de todos os que vivem na região, não excluíndo fauna e flora.

Deixo aqui uma noticia http://diario.iol.pt/ambiente/geres-ambiente-pan-parks-pnpg-pastores-natureza/1029772-4070.html

Isto foi o começo!

Uma vez ouvi dizer um local " se não é para nós, não é para ninguém...."

Na Parte III desta "história" real darei mais detalhes concretos e uma conclusão não sairá porque não sou policia.....

Um Abraço Galaico!

Sem comentários:

Enviar um comentário