terça-feira, 17 de agosto de 2010

Revolução na comunicação na chamada e imposta lusitânia

Sinais de fumo. É isso mesmo. Já todos reparámos que agora conseguimos comunicar pelo fumo. Estas últimas semans estivémos na profunda Gallaecia, junto ao Rio Vez e tivémos o privilégio de sentir os fumos de tribos longinquas dessa lusitânia comandada por mouros.

Maravilhoso, só comunicam ao fim da tarde, hora de acender as fogueiras e hora que os meios aéreos de as apagar já não podem actuar. Na TV é assunto de abertura, jornalistas a falar de sitios que nem o nome sabem pronunciar, membros de tribos entrevistados e aflitos....como se não soubessem quem anda e voltará a acender os fósforos!

Guerras de pastores com ICN? Guerras de proprietários de bouças com câmaras municipais que não premitem loteamentos em zonas protegidas? Bombeiros sem estratégia e sem saber para onde actuar em 1º lugar?

Nada disso. Os telemóveis passaram para 2º lugar e os sinais de fumo passaram a destaque. Espectacular, olhar o vale do Vez, desde Sistelo, Àlvora, Portela, Cabreiro, Sá e por ai até ladear a Vila de Arcos. Sempre com fogueirinhas a acender ao final do dia enquanto transformam o ocaso solar numa cor funebre e estranha que inunda o horizonte. Talvez aquelas milhares de viaturas alugadas em "France" que transportam os seus turistas aos tascos das aldeias para consumir cerveja e falar em francês incorrecto e envergomhar Camões pudessem dar uma ajuda, mas não "cést vrai". A verdade é que a paisagem agora é mais lunar e permite assim que por lá se encontre especies de cinza de todos os tons do preto ao cinzento.

Deixo aqui a minha admiração a esta nova moda que domina o pais!

Peço é que não façam os sinais de fumo perto de onde faço os meus exercicios no rio Vez, natação, mergulho, etc. É que fazer os helicopeteros vir buscar saquinhos de água de 5 em 5 minutos e partirem os galhos todos das àrvores com o vento incomóda. Já agora, ainda bem que limparam Portugal, alguns, senão seria ainda pior....será que seria? Talvez o próximo projecto seja "fazer xixi em Portugal" para apagar as fogueiras.

Um Abraço galaico bem quentinho e vou fechar a janela que cheira a queimado...deve ser a tribo do Vale do Lima que me quer falar, sim a mim que estou no Vale do Leça.

Sem comentários:

Enviar um comentário