quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Xacobeo 2010 - A Porta Sagrada Vai Abrir


Dia 31 de Dezembro será aberta a Porta Sagrada da Catedral de Santiago de Compostela e marcará o inicio do Ano Santo de 2010.

A Porta Santa é um dos lugares mais importantes e simbolicos da Catedral e só pode ser atravessada durante todo o Ano Santo.  Trata-se de uma porta situada na fachada da catedral que dá para a Praça de Quintana, uma das maiores da zona antiga de Santiago e é um objectivo dos peregrinos que chegam a Santiago para ganhar o Jubileu.
A Porta Santa está sempre encerrada e apenas se abre em Ano Santo, com uma bonita e concorrida cerimónia celebrada a cada 31 de Dezembro do ano anterior ao começo do novo Ano Santo. O Ano Santo apenas ocorre em anos que o dia de Santiago acontece num domingo (25 de Julho). Isto acontece cada 6,5,6 e 11 anos, por esta ordem. Com certeza o próximo é em 2010.

O Jubileu é "ganho" quando se visita a Caterdal em Ano Santo, passando pela Porta Santa e assistindo à missa.

A Porta Santa tem uma fachada em que estão gravados em pedra o Apostolo Santiago e seus discipulos Teodoro e Anastacio. Em volta existem esculturas de profetas, apostolos e patriarcas.
Dentro da Catedral podemos ver a porta por dentro, de bronze e com diversos motivos simbólicos da história do Cristianismo e de SAntiago. Esta porta em bronze é muito recente (2004) e foi criada pelo escultor compostelano Suso León.
 
 
 
 
 
Em 2010 contámos fazer o Caminho Português central e conquistar o Jubileu.
 
Feliz Xacobeo, Feliz 2010
 
Um Abraço Galaico

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O Melhor Amigo de uma Família Galaica só pode ser um Cão Galaico


Buga, não sei se tem raízes celtas, pagãs, ou ancestrais.....é simplesmente o nome daquele que me foi fiel desde uns verdes 20 anos até aos dias de hoje! Completaria dia 24 de Dezembro os seus 16 anos, de sabedoria, amizade, grandes momentos por Sendas da Gallaecia. O Buga está desde sábado passado a viver eternamente num dos locais mais bonitos e sagrados que conheço, mesmo em frente à Serra Amarela e de olhos postos no Vale de Vilarinho das Furnas.  A Geira passa mesmo a 10 metros da sua nova casa, onde outrora foi a Casa das Peças e antes da milha XXIX, pegadinho ao muro que separava as aldeias de Campo do Gerês e Vilarinho das Furnas. Em Outubro deste ano, toda a flora foi varrida pelas chamas ateadas pelo homem. Das cinzas nascerão outras cores e encherão a casa do Buga de um verde que encherá os pulmões e fará qualquer Galaico, parar sentar e olhar o horizonte majestoso que tem em frente. A Vida deste Cão Galaico foi mesmo intensa e deixa histórias para contar e recordar para sempre. Qualquer um destes lugares nas margens no Homem foi visitado pelo Buga e podem ter a certeza que me guiou muito bem, partia sempre na frente e só parava quando nos perdia de vista...um verdadeiro guia.

Com certeza que com o nevão que cai desde esta madrugada o Buga não terá passeado muito mas de certeza que o fará aquando da queda das gotas de orvalho que o acordarão e refrescarão as flores que ajudará a nascer e crescer. Em Janeiro o Buga já deverá ter algumas histórias para contar e é certo que já segredou com algum lobo que viver num Parque Nacional, dormir e acordar com a Serra Amarela espelhada no Rio Homem, é algo que só pode ser privilégio de alguém muito especial. Se é.

Aquela foto que vemos no cabeçalho da página é realmente a prova que o Buga gosta de passear por ali. Vejam só que ele vem da sua nova casa e pela posição da cauda estará a ver algo que nós não vemos. Quando lá voltarmos ele contará tudo.

 Buga nasceu em 24 de Dezembro de 1993 e o destino levou-o na madrugada de 18 de Dezembro de 2009. Esta é a sua nova casa.

A Galaica Família do Buga

sábado, 12 de dezembro de 2009

BLA BLA BLA....ACT NOW!

Já temos fumo mas ainda não temos fogo....que estranho! Começamos a semana com os países em desenvolvimento recusarem uma possível proposta de ajuda financeira para os ajudar a não poluir tanto e combater as consequências dos desastres naturais que tanto os afectam. Entretanto e depois de um anúnciado não, ontem foi acordada uma quantia já bastante diferente por parte da UE, 2,4 biliões de Euros por ano até 2012. Faz a conta de multiplicar! Sendo assim a UE está a liderar as boas acções em todas as frentes, ainda bem que o velho continente assim faz.


Por outro lada temos uma união de 50 países africanos a pedir 5% do PIB de cada país desenvolvido para fazer frente às catástrofes naturais e ajudar a desenvolver uma indústria menos poluente. No caso dos EUA teríamos, 722 biliões de dolares, a totalidade dos países ajudaria com, muito, mesmo muito dinheiro, que a ser bem aplicado mudaria um pouco a fotografia de África no mundo. Como só se fala de dinheiro, os limites pedidos e as reduções exigidas são vistas de formas muito diferentes pelos diferentes povos. Temos propostas para todos os gostos, mas o que interessa é termos no mínimo uma redução miníma de 25% por parte de que mais poluí, os EUA, China, etc.

Entretanto, milhares de activistas foram a Copenhaga este sábado pedir que seja feito um acordo. Cerca de 35000 invadiram as ruas da capital e demonstraram as suas ideias e preocupações.



Faltam mais 7 dias até que no dia 18, tenhámos a certeza do que realmente vai mudar ou não vai mudar, para mal ou bem da humanidade e da vida no planeta! Despeço-me com aquelas palavras que podem ver no cartaz acima....BLA BLA BLA....ACT Now

Um Abraço Galaico

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Monumentos Megalíticos e Arte Rupestre do Planalto de Castro Laboreiro

No dia 13 de Junho de 2008, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, através do Departamento de Gestão das Áreas Classificadas do Norte, e a Câmara Municipal de Melgaço, formalizaram junto da Direcção Regional da Cultura a proposta de classificação dos Monumentos Megalíticos e Arte Rupestre do Planalto de Castro Laboreiro, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.



Conhecida por Necrópole Megalítica do Planalto de Castro Laboreiro é a maior concentração de monumentos megalíticos da Península e uma das maiores da Europa, estendendo-se por cerca de 50 km2 em território português e galego, contendo perto de uma centena de monumentos arqueológicos relevantes para a pré-história recente (neolítico à idade do bronze) daquela região.

Com esta classificação pretende-se não só defender mas também rentabilizar culturalmente estes monumentos, valorizando-os e promovendo-os junto do público. Aproveitando estruturas de visitação, como a Porta de Lamas de Mouro do PNPG e o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, será possível ao visitante partir à sua descoberta munido de informação que lhe permita um melhor usufruto e conhecimento desses vestígios arqueológicos. A classificação e interpretação deste espaço integram-se no Programa Nacional de Visitação em Áreas Protegidas e foram alvo de uma candidatura ao Programa Operacional do Norte.

Estes monumentos são exemplos da arte de construir monumentos religiosos com pedras de grandes dimensões ou megálitos (mega = grande e lithos = pedra) que no noroeste teve uma difusão considerável. Nos planaltos e nas rechãs de altitude encontram-se núcleos de monumentos funerários, os dólmens ou antas, agrupando-se, por vezes, em vastas necrópoles, acompanhados ou não por menires (pedras fálicas, fincadas ao alto). As antas, câmaras sepulcrais compostas por esteios graníticos cobertos por lajes grandes, podem apresentar corredor de acesso e ser ou não consolidadas por um túmulo coberto de terra e conhecido como mamoa. Na sua maioria, estas sepulturas foram violadas e destruídas ao longo dos séculos por caçadores de ouro e de lendas.

No passado mês de Novembro a Câmara Municipal de Melgaço abriu o processo público de classificação destes monumentos, finalmente!!! Consulta aqui o Edital e a localização dos pontos de intervenção.
 
Um Abraço Galaico!

A contagem decrescente para Copenhaga.......Haverão Mudanças?

Todos os dias, cerca de 1 bilião de pessoas, vão para a cama com fome......! É verdade.


A Gallaecia não é o centro do mundo, nem tu! Por isso estas questões nunca nos deverão passar ao lado. Eras capaz de te manifestar se esta cimeira se realizasse em Portugal? No Porto? Aposto que se houvesse futebol à mesma hora.....talvez não! Se calhar até pensavas...."eu se fosse um dirigente ocidental e tivesse lá fazia o mesmo...", como alguns dizem em véspera de eleições e depois de mais um qualquer escândalo que envolve milhões e ninguém é responsabilizado.

Toda esta treta para servir de introdução à falta de acção dos responsáveis pelo rumo do nosso planeta e também dos demais habitantes. Eles, só mesmo eles podem mudar o rumo que o planeta está a levar, para um beco sem saída e que todos iremos ser penalizados sem excepções.

O nosso planeta é administrado em função dos interesses económicos e acima de tudo a administração americana apenas age com objectivo de manter o dominío global garantindo assim, mesmo que poluindo mais, matando mais, injustiçando mais, que sejam o povo mais beneficiado do mundo passando todos os outros para planos secundários!

A ONU, organiza este mês a Cimeira que muitos caraterizam como derradeira oportunidade para mudar. Acho que o Senhor Obama e o Chinês, vão atirar tudo para o lixo, como sempre, senão, que seria do Tio Sam e da China emergente dos Direitos Humanos e da mão de obra mal paga e não respeitada com dignidade como deveria fazer segundo a Declaração Universal dos Direitos do Homem? Os EUA não colocam sanções a gente desta? Claro....não dá jeito.

http://en.cop15.dk/ Este é o atalho para a cimeira, que podes ir acompanhando, de 7 a 18 de Dezembro. Pode ser que um dia possámos contar aos netos que acompanhámos este evento de perto, pela NET e que foi fundamental para a humanidade sobreviver com qualidade e harmonia.

O que é que está afinal na mesa de negociações? Consulta o documento

Os números, os verdadeiros números.

(in thousands of metric tons) Percentage of total emissions[8]

1 China 103,493 21.5 %
2 United States 5,752,289 20.2 %
- European Union 3,914,359 13.8 %
3 Russia 1,564,669 5.5 %


No fim da tabela aparecem os países que mais estão a pagar a factura de desastres naturais, fome, subdesenvolvimento, direitos humanos, doenças.....tudo de mau! Mas assim temos paises muito desenvolvidos, com meses de Dezembro muito solidários e crianças gordas e viciadas em videojogos. Em Janeiro já tudo muda, mas muda mesmo para muito pior. Este é o cenário ao qual tu pertences e apareces na foto. Sim TU!

Tenho ainda uma pequena esperança que o OBAMA vai cair nas escadas e vai aceitar reduzir 20% das emissões de CO2, mas acompanhado pelos chineses.....será?


O resto do mundo tem que aguentar.......falámos dia 18, do sucesso ou do fracasso, talvez numa montanha dessas qualquer, da Nossa Gallaecia.

Um Abraço Galaico!


domingo, 6 de dezembro de 2009

Aconteceu em....Planalto de Castro Laboreiro

Olá, este dia cinzento de Dezembro fez-me recordar um episódio vivido algures em 2000 e lá para os lados de Castro Laboreiro. Como era hábito, era escolhido um local a explorar e sempre, de preferência, no nosso Gerês. Ficámos desta vez numa pensão mesmo com vista para o Castelo. Nessa noite de véspera foi complicado voltar do café pois os nossos cães de Castro Laboreiro estavam um pouco desconfiados da nossa presença estranha por aquelas 22h quando já quase toda a aldeia dormia, demor+amos cerca de 30 minutos para precorrer 100 metros. No dia seguinte e depois de acordar com um dia cinzento e uma temperatura de 0º, fomos de bicicleta então descobrir esse tão falado Planalto de Castro Laboreiro.


Faz fronteira com a Gallaecia Norte e por alguns momentos cruzámos mesmo a fronteira. As mamoas aparecem no horizonte, fazendo parecer que recuámos milhares de anos. Estámos num ambiente bem Mégalitico e a intervenção humana não passa da nossa presença. Por aqueles 1000 metros de altitude o frio era companheiro inseparável e o simples acto de travar a bicicleta tornava-se numa aventura muitas vezes sem sucesso. Pelo Alto da Portela de Pau cada mirada encontrava um testemunho histórico, milenar e de conservação exemplar. Passámos no Alto da Mansão do Guerreiro, nome este, que prova a mística do lugar e histórias encobertas. Estávamos só numa das maiores concentrações mégaliticas de toda a Europa Ocidental. É um local de rara beleza, de nomes e lugares misteriosos e onde podemos encontrar fauna e flora em condições de pureza máxima e influência humana nula. Em Castro Laboreiro chamam MOTAS às Mamas Visívveis e MAMOAS às que estão enterradas. Esta História não acaba aqui e tu podes fazer parte dela....Brevemente!

Um Abraço Galaico