Já temos fumo mas ainda não temos fogo....que estranho! Começamos a semana com os países em desenvolvimento recusarem uma possível proposta de ajuda financeira para os ajudar a não poluir tanto e combater as consequências dos desastres naturais que tanto os afectam. Entretanto e depois de um anúnciado não, ontem foi acordada uma quantia já bastante diferente por parte da UE, 2,4 biliões de Euros por ano até 2012. Faz a conta de multiplicar! Sendo assim a UE está a liderar as boas acções em todas as frentes, ainda bem que o velho continente assim faz.
Por outro lada temos uma união de 50 países africanos a pedir 5% do PIB de cada país desenvolvido para fazer frente às catástrofes naturais e ajudar a desenvolver uma indústria menos poluente. No caso dos EUA teríamos, 722 biliões de dolares, a totalidade dos países ajudaria com, muito, mesmo muito dinheiro, que a ser bem aplicado mudaria um pouco a fotografia de África no mundo. Como só se fala de dinheiro, os limites pedidos e as reduções exigidas são vistas de formas muito diferentes pelos diferentes povos. Temos propostas para todos os gostos, mas o que interessa é termos no mínimo uma redução miníma de 25% por parte de que mais poluí, os EUA, China, etc.
Entretanto, milhares de activistas foram a Copenhaga este sábado pedir que seja feito um acordo. Cerca de 35000 invadiram as ruas da capital e demonstraram as suas ideias e preocupações.
Faltam mais 7 dias até que no dia 18, tenhámos a certeza do que realmente vai mudar ou não vai mudar, para mal ou bem da humanidade e da vida no planeta! Despeço-me com aquelas palavras que podem ver no cartaz acima....BLA BLA BLA....ACT Now
Um Abraço Galaico
Sem comentários:
Enviar um comentário