segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O Melhor Amigo de uma Família Galaica só pode ser um Cão Galaico


Buga, não sei se tem raízes celtas, pagãs, ou ancestrais.....é simplesmente o nome daquele que me foi fiel desde uns verdes 20 anos até aos dias de hoje! Completaria dia 24 de Dezembro os seus 16 anos, de sabedoria, amizade, grandes momentos por Sendas da Gallaecia. O Buga está desde sábado passado a viver eternamente num dos locais mais bonitos e sagrados que conheço, mesmo em frente à Serra Amarela e de olhos postos no Vale de Vilarinho das Furnas.  A Geira passa mesmo a 10 metros da sua nova casa, onde outrora foi a Casa das Peças e antes da milha XXIX, pegadinho ao muro que separava as aldeias de Campo do Gerês e Vilarinho das Furnas. Em Outubro deste ano, toda a flora foi varrida pelas chamas ateadas pelo homem. Das cinzas nascerão outras cores e encherão a casa do Buga de um verde que encherá os pulmões e fará qualquer Galaico, parar sentar e olhar o horizonte majestoso que tem em frente. A Vida deste Cão Galaico foi mesmo intensa e deixa histórias para contar e recordar para sempre. Qualquer um destes lugares nas margens no Homem foi visitado pelo Buga e podem ter a certeza que me guiou muito bem, partia sempre na frente e só parava quando nos perdia de vista...um verdadeiro guia.

Com certeza que com o nevão que cai desde esta madrugada o Buga não terá passeado muito mas de certeza que o fará aquando da queda das gotas de orvalho que o acordarão e refrescarão as flores que ajudará a nascer e crescer. Em Janeiro o Buga já deverá ter algumas histórias para contar e é certo que já segredou com algum lobo que viver num Parque Nacional, dormir e acordar com a Serra Amarela espelhada no Rio Homem, é algo que só pode ser privilégio de alguém muito especial. Se é.

Aquela foto que vemos no cabeçalho da página é realmente a prova que o Buga gosta de passear por ali. Vejam só que ele vem da sua nova casa e pela posição da cauda estará a ver algo que nós não vemos. Quando lá voltarmos ele contará tudo.

 Buga nasceu em 24 de Dezembro de 1993 e o destino levou-o na madrugada de 18 de Dezembro de 2009. Esta é a sua nova casa.

A Galaica Família do Buga

Sem comentários:

Enviar um comentário