segunda-feira, 31 de maio de 2010

3ª Etapa - de Tamel (S. Pedro de Fins) a Ponte de Lima. Sarrabulho Garantido!!!

Não é uma adivinha, é uma certeza. Chegaremos a Ponte de Lima com 25 Km´s nos pés, se tudo correr bem, antes do pôr do Sol. Será o dia 21 de Junho, o mais longo do ano e com um significado especial para os nossos Celtas. Com certeza que nos deitaremos tarde antes da longa e dura etapa de 36 Km´s do dia seguinte até Tui. Nada que um Arroz de Sarrabulho e um Tinto na malga ao luar da Praça de Camões em Ponte de Lima ñão dê forças para superar na madrugada seguinte!

Nesta Gallaecia outrora Celta, entre os dias 21 e 24 de Junho festejava-se com euforia.
O Solsticio de Verão é o maior dia do ano com luz, muito importante para os Celtas e muitos dos circulos de pedra, como o de Stonehenge estão alinhados com o nascer do sol neste dia (21 de Junho no hemisfério Norte).


O Solsticio constituí uma das festas mais antigas, de origens pagãs e cristianizada como o dia de S. João.
Muitos investigadores afirmam que Coamhain era a festa mais importante dos Celtas e também a mais dispendiosa e grandiosa pois era festejada numa época de abubdância. E a Deusa Mãe, na sua figura de Rainha da Abundância encontra-se simbolicamente grávida numa exuberante colheita, enquanto que o Deus Bel ou Belenos, seu marido e fecundador, está no pico da sua virilidade e representa o Sol Supremo. Outros apontam a importância do Solsticio porque seria a data mais importante para os Druidas e inclusivamente nos dizem que a pedra da entrada do Templo de Stonehenge marca o nascer do sol durante metade do Verão, desde a prespectiva do centro do templo e por essa razão, local de concentrações e festejos ancestrais durante estes dias.

Seja como for e porque descendemos dos Celtas, observadores das mudanças climáticas e de tudo que nos rodeia quer fisicamente quer psiquicamente, não é exagerado afirmar que embora a metade do Verão Celta, derive ou não de de alguma tradição, é contudo um evento centrado na natureza e por isso muito considerado, pois é o ponto mais alto de Samos, o triunfo da Luz e da sua Energia . Por toda a Europa se acendem fogueiras na véspera de S. João para festejar o Solsticio, encontras aqui finalmente uma resposta sobre essas fogueiras que nunca te tinha ocorrido.

Fogo Brilhante

Pelas terras além do horizonte,
Os Deuses movimentam a Roda
Ventos sopram as chamas de Beltane
Fazendo o coração pulsar mais rápido
Dança do amor sob a luz do luar
Destino além das imagens
Que brilham diante das estrelas
Movimento do corpo que geme de prazer
Na dança sagrada que une a taça e o athame
Corações unidos pelo eterno brilho de Bel
Neste inebriante líquido sagrado
Que resgata as memórias de Avalon
Pelas brumas que florescem novamente
O anel de ouro sela o beijo de prata
E finalmente os amantes se encontram
Apenas para ritualizar esse divino amor
 
 
 
Um Abraço Galaico

Sem comentários:

Enviar um comentário