sábado, 8 de maio de 2010

Aquela Bebida no final restabeleceu a circulação......aconteceu na Serra D'Arga

Começa por F. Isso mesmo, friiiiiiiiooooooo. Este passeio ficou marcado pelas nossas lindas camisolas de manga curta ao vento gelido de leste que teimou em nos presseguir durante grande parte do passeio. Quem gosta da montanha é assim, presistente como o vento e corajoso como o sol que rompe o frio.

Partimos pelas 10 da manhã da igreja de S. João D'Arga rumo à Pedra Alçada, um dos pontos mais levados da Serra. Tivémos um participante especial, o André que cedo mostrou que tem a caixa de velocidades bem "afinada". Que o prove quem o viu a subir a calçada romana com uma inclinação de 20% em parte do percurso. Os garranos, que abundam por esta Serra, cedo nos avisaram que estavam ali antes de chegarmos e os seus olhares demonstram bem que aquela é a sua casa e não a nossa.

A Vista na pedra Alçada é indescritível, atinge a foz do Minho, o monte de Santa Tecla, o vale do Âncora e depressa percebemos que o Gerês fica bem ali ao lado. O solo granitíco prova, que aquela Serra é o extremo daquele imponente sistema montanhoso que começa na Cantábria.

A Serra estava amarela, coberta das floridas flores das maias.

Antes de chegarmos à Pedra Alçada, conseguiamos ver no fundo do vale o milenário Mosteiro de S. João D'Arga. Estes lugares são mágicos e todos eles foram parte de uma rota que levava as gentes da Gallaecia Sul Litoral à então Santiago de Compostela.

Chegados à Pedra Alçada e depois de vermos um Gato Selvagem tentámos equilibrar os niveis de energia, mas o vento não estava a deixar. Alcançamos os marcos geodésicos e descemos aos 700m para merendar.



Descemos para o vale do Mosteiro e os Garranos estavam por lá em grande número. Depois de uma Senda bem pela sombrinha e abrigados do vento lá encontrámos o milenar Mosteiro.


Chegados ao Mosteiro a fotografia foi tirada como é hábito. Ficou a promessa de lá voltarmos em dia de festa e sentir a verdadeira romaria que o local proporciona desde periodos antres da nacionalidade.

No final dos 15Km´s lá fomos tomar aquele remédio que aquece bem por dentro. Se aqueceu!!! Brevemente será disponibilizado o mapa Google e perfil.

Um Abraço Galaico

Sem comentários:

Enviar um comentário