Partimos pelas 10 da manhã da igreja de S. João D'Arga rumo à Pedra Alçada, um dos pontos mais levados da Serra. Tivémos um participante especial, o André que cedo mostrou que tem a caixa de velocidades bem "afinada". Que o prove quem o viu a subir a calçada romana com uma inclinação de 20% em parte do percurso. Os garranos, que abundam por esta Serra, cedo nos avisaram que estavam ali antes de chegarmos e os seus olhares demonstram bem que aquela é a sua casa e não a nossa.
A Vista na pedra Alçada é indescritível, atinge a foz do Minho, o monte de Santa Tecla, o vale do Âncora e depressa percebemos que o Gerês fica bem ali ao lado. O solo granitíco prova, que aquela Serra é o extremo daquele imponente sistema montanhoso que começa na Cantábria.
A Serra estava amarela, coberta das floridas flores das maias.
Antes de chegarmos à Pedra Alçada, conseguiamos ver no fundo do vale o milenário Mosteiro de S. João D'Arga. Estes lugares são mágicos e todos eles foram parte de uma rota que levava as gentes da Gallaecia Sul Litoral à então Santiago de Compostela.
Chegados à Pedra Alçada e depois de vermos um Gato Selvagem tentámos equilibrar os niveis de energia, mas o vento não estava a deixar. Alcançamos os marcos geodésicos e descemos aos 700m para merendar.
Descemos para o vale do Mosteiro e os Garranos estavam por lá em grande número. Depois de uma Senda bem pela sombrinha e abrigados do vento lá encontrámos o milenar Mosteiro.
Um Abraço Galaico
Sem comentários:
Enviar um comentário