Fomos ao encontro de uma família Galaica que irá partir no próximo sábado com rumo a Santiago de Compostela! O ambiente é ainda descontraído mas parece que já existem já umas gotinhas de ansiedade com a contagem decrescente à mistura. Estas foram as perguntas e respostas:
Sendas: Parece que vão a pé e sem carro de apoio, é verdade?
Família Galaica: É verdade, o apoio será assegurado pelas nossas mochilas e pelo bastão que recolhemos este sábado numa bouça das Terras da Maia. Só falta mesmo envernizar os bastões quando ficarem definitivamente secos.
Sendas: As mochilas têm limitação de peso ou vão levar a casa às costas?
Família Galaica: temos uma lista bastante limitada, baseada na higiene pessoal e no socorro aos pés. É claro que as peregrinas tem outras exigências, mas mesmo assim a mochila não poderá ultrapassar os 10% do peso de cada uma! Cada um levará o seu saco cama e colchonete. Teremos a necessidade de lavar a roupa interior ( 2 peças) com o desejo de estar sol para secarem nas mochilas durante o caminho.
Sendas: Quanto ao ponto de partida, Leça do Balio! Porquê este local o escolhido?
Família Galaica: Para nós, o Mosteiro, onde outrora os Cavaleiros Hospitalários suportaram todo o apoio aos peregrinos, é um local com mística e muitos significados especiais. Leça do Balio é onde dormimos regularmente e sinceramente queremos fugir à rotina do percurso demasiado urbano. Iremos partir de um local que brevemente terá um Albergue e voltará a ser uma referência, tal qual merece pela história que tem e beleza que detém.
Sendas: Não acham ambiciosa a etapa de 38km´s entre Ponte de Lima e Tui, no 3º dia?
Família Galaica: É o dia do solstício de Verão, dia de festa Celta, dia de energia. Estamos bastante habituados a percursos longos e exigentes pela montanha e esta rota tem muito menos a pedir aos nossos pés, esperemos que sem bolhas:)
Sendas: Este é um Ano Santo cheio de peregrinos em direcção a Santiago, que encontram de especial nesta peregrinação que atrai milhares de peregrinos diariamente em direcção ao túmulo do Apostolo?
Família Galaica: Cada um tem as suas razões, mas julgo que todas passam por uma motivação especial de encontrar paz e encontro de culturas Este caminho é milenar, percorre-se em grande parte por caminhos medievais, romanos, monumentais, por cidades património da humanidade e as gentes que habitam ao longo do percurso são muito especiais, demonstram que o tempo passa mas a hospitalidade perdurará para sempre. Os peregrinos precisam muito deles e somos todos nós que preservamos estes caminhos. Não conheço ninguém que não queira repetir este caminho!
Sendas: este ano o Caminho Português desde o Porto tem garantia de alojamento oficial em toda a extensão. Era o que todos esperavam?
Família Galaica: Com certeza, a peregrinação nunca poderá ser vista como apenas uma forma de turismo rural na nossa Gallaecia, também o é mas a base fundamental da peregrinação é a existência de locais de suporte, de baixo custo para os peregrinos poderem pernoitar e ter assim oportunidade de levar a sua vontade de percorrer o caminho sem se limitarem às condições económicas. Nós por exemplo, faremos todo o percurso usando a rede de Albergues, quer na Gallaecia Norte, quer na Gallaecia Sul.
Sendas: a última etapa vai ser um pouco exigente no que respeita a cumprir horários, acha que vão conseguir entrar na Catedral a tempo da missa do peregrino? Pelas 11:30 da manhã?
Família Galaica: Veremos! Vamos tentar partir pelas 6 h da manhã, mas não sei que condições estarão todos para conseguir ter uma etapa sem sacrifícios e com a velocidade esperada para entrar pela Rua do Franco pelas 11:00. Se entramos pela Rua do Franco pelas 11:00 conseguimos. E as torres da Catedral tem que ser avistadas pelas 09:45, senão, ficará para outro dia! Tenho a certeza que em Padron não seremos os únicos a arrancar com esse, como um dos objectivos!
Sendas: Tem alguma mensagem especial para os leitores do Sendas da Gallaecia?
Família Galaica: Esperámos que todos consigam sempre ter objectivos e sonhos na vida. Esta peregrinação foi um sonho que tivemos em 2006 e está prestes a acontecer. Tudo fizemos para acontecer, tínhamos a certeza que ia ser em 2010. Por isso não desistam dos vossos sonhos, nem que vos apelidem de loucos! Vamos levar as vieiras que serão entregues por um peregrino que acaba de chegar. É como uma passagem de testemunho!
Sendas: Boa sorte para o Caminho e bom regressa!
Família Galaica: A chegada a Santiago não será o fim do caminho, mas o fim de mais uma etapa.
Um Abraço Galaico
Sem comentários:
Enviar um comentário