sábado, 11 de setembro de 2010

Sabias que...? Via Romana XIX e o Caminho de Santiago.

Via XIX - Bracara Augusta - Asturica Augusta

O projecto Caminho do Atlântico promove a restauração das estradas romanas como um novo roteiro turístico e cultural numa região que Plínio, o Velho descreveu cheio de ouro, prata, ferro e chumbo


Na primavera de 137 A.C. a expedição de Decius Junius Brutus Lethes atravessou o rio mítico, o rio do esquecimento ", o até então temido Finis Terrae tornou-se parte do Império Romano. Para assegurar o controle administrativo e militar da nova conquista em 19 aC, começou a construção de uma rede rodoviária também para facilitar a exploração de recursos minerais importantes na região. Em todas estas vias, a mais longa era a Via XIX, 299 milhas que ligava as capitais dos três conventos romanos Gallaecia legal: Brace Augusta (Braga), Lucus Augusti (Lugo) e Astúrias Augusta (Astorga). O percurso também passou por cidades como Ponte de Lima, Valença do Minho, Tui, Caldas de Reis ou de Iria Flavia.

No que foi uma das mais importantes vias romanas ,actualmente apenas restam na Galiza algumas pontes e marcos, bem como pequenos troços do traçado original. Agora o Atlantic project Way tem como objectivo definir o traçado da faixa de idade, e identificar e preservar os vestígios arqueológicos associados a ela. Este projecto, liderado e coordenado pelo Provincial de Pontevedra, faz parte da Iniciativa Comunitária INTERREG III e tem como objectivo "unir o turismo cultural e o respeito ao meio ambiente e conhecimento científico." Está a ser promovida uma nova rota, seguindo o curso da estrada romana chamada de Rota e Via Antonino Via XX XIX, que percorreu o Norte de Portugal e Galiza nas províncias actuais de Pontevedra, Corunha e Lugo.

A chamada Via XIX foi inaugurada em 11 AD e entre as suas casas mais importantes foram Aquis Celenis (Caldas de Reis), Iria Flavia (Padrón), Lucus Augusti (Lugo) e Bergidum Flavium (Cacabelos). Foi a mais longa de todo o noroeste peninsular, cerca de 500 km.
Nas palavras de Antonio Torron, gerenciamento de projecto técnico do Conselho Europeu de Pontevedra, a meta é transformar a Via XIX ", num percurso cultural . Através deste projecto, tem sido realizado vários projectos arqueológicos para marcar o percurso e fornecendo novas informações sobre esta linha de comunicação e acções de várias fases de limpeza, tudo complementado com uma rota específica de sinalização. "


Lavagem feita em outubro passado em uma das seções da Via Romana XIX.



- Quão importante foi a Via Romana XIX na Gallaecia?

"O papel do XIX Via era comunicar as três capitais dos conventos jurídicos, fundada por Roma, na península do noroeste, embora a sua importância deve ser medida em relação ao sistema viário, que implementa o Império Romano na Gallaecia, um sistema que procura articular o território moldá-la de alguma forma aos interesses imperiais. Além disso, as estradas são um dos elementos mais importantes no processo de romanização não só o noroeste da Península Ibérica, mas todas essas áreas foram sendo gradativamente absorvida por Roma.

Quanto às parcelas da Via XIX são em melhor estado de conservação, o que é melhor "está localizado na região de fronteira entre as cidades de Barro e Pontevedra, no lugar do Lombo da Maceira, mas talvez as secções mais espectaculares são encontrados no leste da província de Lugo ", disse o arqueólogo da Diputación de Pontevedra Rafael Rodriguez Martinez, director do trabalho.

- Quais são as últimas descobertas? E o mais importante até agora?

"Na província de Pontevedra, as últimas descobertas relacionadas com a Via XIX documentados estão localizados na fronteira entre os municípios de Pontevedra conhecida como Barro e Lombo da Maceira, onde documentou parte de um agger possível (crista artificial que fazia parte da infra-estruturas rodoviárias). Mais cedo, na freguesia Pontevedra Salcedo foi documentado parte de um marco bajoimperial reutilizados como parte de uma propriedade. Ninguém pode falar de uma descoberta mais importante do que outro, todos são importantes no momento em que apresentar documentação de uma infra-estrutura viária romana. No entanto, devemos salientar, na província de Pontevedra Brandomil o reservatório foi cavada por Juan Lopez Naveiro nos últimos meses.

O Programa Rotas do Atlântico começou em 2005 com a nomeação de equipamento técnico e arqueológico, e numa fase inicial foram realizados estudos e escavações arqueológicas na definição do caminho. Durante a segunda fase, a partir de finais de 2006 e ao longo de 2007, passamos a realizar as tarefas de limpeza e sinalização de via. Ao mesmo tempo, o trabalho é realizado de promoção e divulgação do projecto: apresentação Fitur, lançou o website www.viasatlanticas.org e organização de um colóquio de arqueologia em Pontevedra.

O projecto beneficiou de uma equipe multidisciplinar de cerca de 20 pessoas e trabalhos têm sido alcançados através dos orçamentos atribuídos a cada parceiro. O orçamento total ascende a 1.670.640 € rotas do Atlântico (75% financiados pelos fundos comunitários Feder eo restante por accionistas individuais). A contribuição do Provincial de Pontevedra ascende a € 60.000. Também envolveu o Provincial de A Coruña e Lugo, o Conselho Municipal e câmaras lugués Português Braga, Vila Verde, Ponte de Lima, Paredes de Coura, Valença do Minho. Eles também assistem a Universidade de Santiago de Compostela e do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC).

A actual vila de Tui mantém em seu porão os restos da mansão conhecida como estrada Tude e os restos de Castellum Tyde, a capital do Gróvios. XLIII Tude foi localizado milhas (69 quilómetros) a partir do ponto inicial da Via XIX e foi, então, uma importante actividade comercial e administrativa, também foi colector central dos impostos e taxas.


 Como observado Bouzón Avelino, cónego da Catedral de Tui arquivista e pastor da Rebordáns St. Bartholomew's ", toda esta área da Via XIX destaque pela mineração de ouro. Plínio, o Velho, falando de Conventus Bracarum, o grovi Tude Castellumm e na sua História Natural diz que toda esta região é repleta de depósitos de ouro, prata, ferro e chumbo preto e branco. " Por outro lado, continua Bouzón, a igreja de San Bartolomé de Rebordáns é um importante centro de romanização continua a ser uma história sobre o significado da hydronym Louro, cuja planície está situado. Ambrosio de Morales em sua viagem por Filipe II para os reinos de Leão, Galiza e Astúrias tradição que inclui o nome de um afluente do rio Minho é que arrasta as areias douradas. O cronista de Filipe II, assim se expressa: "Embora não seja a minha comissão, eu continuo a dizer que o ouro é retirado do rio Tuy Minho, eo bispo tem um tamanho de grãos de uma ervilha pequena, que foi lançado, haverá dois anos e as lentilhas são tomadas doente, e é ouro puro. " Padre Enrique Flórez Sagrada Vega em Espanha, escreve o ouro, e Louro, Tui, disse que "a pesca não é de espinhos, mas de ouro."

Na igreja paroquial de San Bartolomé de Rebordáns, durante escavações em 1970, encontrou uma inscrição em inscrições romanas letra maiúscula, devem ser datados do século II C. "Você não pode decifrar o texto gravado em uma cadeira, pois ela serve como um assento à esquerda do arco triunfal da capela apoiar", disse Avelino Bouzón.

O projecto pretende restaurar Rotas do Atlântico Via XIX como uma das principais vias culturais. Ao longo do percurso, como o coordenador do projecto Antonio Torron, os viajantes encontrarão numerosos elementos históricos e arqueológicos, tanto do mundo romano (marcos miliários, pontes, banheiros, acampamentos militares) e seus moradores anteriores (petroglifos, antas, fortes ) e posterior (castelos e fortalezas, casas senhoriais) e as igrejas de todos os estilos artísticos e elementos arquitectónicos tradicionais galegos e Portugueses.

Esta Via XIX é o coração e a rota do Caminho Português.


Um Abraço Galaico

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