Os números falam por si! Quando publicámos http://sendasdagallaecia.blogspot.com/2010/08/sinais-de-fumo-na-gallaecia-sulla-para.html não foi em vão. Existe na realidade uma relação directa entre a integração do nosso único Parque Nacional, de uma nação que anda ao sabor das opiniões de um professor que sabe tudo e o diz ao domingo à noite. "Marcelos" temos muitos, mas Parques Nacionais apenas temos um e está queimadinho, queimadinho, que até cheira ao longe.
Analisando o relatório acerca da evolução de incêndios em Zonas pertencentes à Rede Natura 2000, o nosso Parque Nacional fica no topo do escândalo. Fonte ICNB
Vejámos o gráfico abaixo.
Daqui podemos tirar as piores conclusões. Em 2009, 191 fogos, enquanto a média de 94 a 2008 era de 85, isto é, menos de metade. A àrea ardida em 2009 foi de 4273 ha (4273 campos de futebol queimados), enquanto que a média de 94 a 2008 foi de 1183,42 ha. 4 X menos.
Os números falam por si e a tragédia continua em 2010. Por esta altura estarão os senhores do ICNB em Lisboa nas suas cadeiras a fazer mais uns gráficos para publicar sobre esta vergonha natural. O povo, já está concentrado na bola e nas portagens!
Nestes números oficiais, estão incluídas àreas como os Prados da Messe, envolvente do Campo do Gerês junto à Albufeira do Rio Homem, Montalegre, Castro Laboreiro, Soajo, etc. Tudo ignições nos mesmos dias. Que coincidência!
Para falar verdade já todos sabemos que está a incendiar o Gerês desde a entrada desta àrea para a rede PanParks. Tu, Galaico, ficas com a tua e eu fico com a minha. Agora pensa! Para o ano há mais.....!
Comecei a ler o plano de prevenção contra incêndios no nosso parque e doi-me a barriga de tanto rir. 5 postos de vigia para este imenso tesouro. Será que a Mata do Cabril só começou a deitar fumo depois de estar a meio do desastre?
Para entreter, o documento até está giro, é pena a prática ser outra.
E se lerem esta metáfora então é se apercebem o mal que paira pelo nosso parque.
Um Abraço Galaico
Sem comentários:
Enviar um comentário