O nosso Blog não pode deixar de fazer a homenagem a um Homem raro e de tão nobres princípios e que tive a honra de apertar a mão aquando da minha vida profissional que passou pela Agros durante 5 anos. Ali e tal como hoje, assegura-se a saúde de todo o efectivo animal da nossa Gallaecia, que embora tenha elevados custos, garante aquel que é considerado o melhor leite da Europa.
Lutador, Homem humilde, da terra, de Modivas, tudo fez pelas nossas gentes e foi com grande solidariedade que em todos os momentos defendeu quem trabalha a terra e contribui para a melhor qualidade dos lactininios portugueses. Cooperativista, nunca deixou fugir a industria da terra para o Vae do tejo como muitos o fazem e esquecem o Minho.
Um Homem que tive o prazer de apertar a mão e que permanecerá para sempre como muma referência na vida de muitos, não só das terras ferteis de Vila do Conde mas de todo o Entre Douro e Minho.
Nascido a 27 de Novembro de 1935, desde cedo se destacou no meio agrícola e militar. De fortes convicções e de uma enorme capacidade de liderança, participa e desenvolve a causa Cooperativa, a partir de meados dos anos 60’. Chega a Presidente da Cooperativa Agrícola de Vila do Conde e desde então, até à data, suportado na sua ampla visão e horizontes, assume os comandos da organização da produção leiteira em Portugal, nomeadamente na região do Entre-Douro e Minho e posteriormente Trás-os-Montes.
Passados alguns anos, e já na década de 70’ é membro efectivo, para o Conselho Fiscal da AGROS - União das Cooperativas dos Produtores de Leite de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, UCRL. Após um período de 7 anos em que permanece no Conselho Fiscal da AGROS, é eleito Presidente da Direcção da AGROS em 1982, cargo que exercia até hoje. Participou activamente na criação e no desenvolvimento da CONFAGRI- Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e de Crédito Agrícola de Portugal, CCRL, exercendo o cargo de Presidente da Direcção ao longo dos 25 anos de vida da CONFAGRI, o que é claramente demonstrativo da valia, empenho, dedicação e visão de futuro que sempre teve. Contagiante no discurso, foi um líder imparável na defesa da Economia Social, mas também no crescimento e inovação. Prova disso, são as inúmeras Organizações de cariz Cooperativo, e outras, que liderou, com destaque para:
Ucanorte XXI;
Fenalac;
ABLN;
PEC Nordeste
Carnagri;
Segalab;
Anable;
AGROS, SGPS;
CAN;
COPA-COGECA
Ao nível estritamente empresarial, integrou e liderou a vontade de construir um sector lácteo nacional, ainda mais forte, pujante e digno de ser comparado com as melhores referências mundiais. Em 1996, dá-se a fusão das três maiores Uniões de Cooperativas Leiteiras do País, com vista à criação da maior empresa nacional de lacticínios – LACTOGAL, SA. O Senhor Comendador Fernando da Silva Mendonça foi de resto, uma peça fulcral neste processo, senão a principal. Nasce assim, também por sua directa acção, a LACTOGAL, SA, referenciada hoje em dia, como um player de peso, no panorama europeu na produção e transformação de produtos lácteos.
No campo social, era frequente envolver-se em acções de ajudas aos mais desfavorecidos, por vezes não olhando a meios para os ajudar, e assim, com a amizade e franqueza que o caracterizavam, devolver a esperança a quem a mais precisava. O registo das acções sociais em que directa e indirectamente se envolveu é tão vasto que, seria de difícil descrição. Foi Membro efectivo do Conselho Económico e Social e Agraciado com as insígnias de:
Comendador, Mérito Agrícola e,
Grã-Cruz da Ordem de Mérito Agrícola.
Mais recentemente, empreendeu e lutou sem tréguas, por um novo espaço empresarial, para a AGROS. Parte do empreendimento está concluído e espelha a robustez, a naturalidade e as raízes agrícolas que este Homem de forte carácter, tinha.
A obra que deixa ao sector Agrícola Nacional é notável, digna de registo e de enaltecimento.
Até Sempre Sr. Comendador.
Um Abraço Galaico