quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Resposta do ICNB à nossa carta

Caro Senhor


Em primeiro lugar agradecemos a sua preocupação e desde já tentaremos responder às suas questões.

Concordamos consigo em que de facto o ano de 2010 foi um ano muito mau em termos de área ardida no PNPG, não só pela extensão, mas também pelos incêndios terem consumido áreas importantes para a conservação da natureza. Respeitamos obviamente aquilo que o senhor enumera como causas para os incêndios no PNPG, mas lembramos que o parque tem um dispositivo próprio que integra outro mais amplo a nível nacional, o da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O ICNB como parte integrante deste dispositivo fornece todos os anos uma carta de risco actualizada bem como um plano prévio de 1. Intervenção em fogos florestais, para todas as áreas protegidas do país e também elenca o tal dispositivo próprio para fazer face a eventuais ocorrências. Relativamente ao nosso dispositivo podemos dizer-lhe que cumpriu aquilo que é a sua missão, pois tivemos permanentemente as duas brigadas a trabalhar nas várias ocorrências, bem como equipas de apoio na logística e vigilância. Também tivemos em todos os incêndios técnicos nos vários postos de comando. Lembro-lhe que para além das duas equipas de 1.ª intervenção do PNPG, temos protocolos com mais 11 equipas de sapadores florestais dentro do parque no sentido dessas equipas poderem responder às nossas solicitações, tanto na silvicultura preventiva, mas também na 1.ª intervenção dentro da área do PNPG.

Na nossa opinião reuniram-se um conjunto de factores que permitiram que os incêndios tomassem as proporções que tomaram, evidentemente cada um de nós pode opinar segundo o quadro de referências que tem e obviamente que nós não fugimos às nossas responsabilidades, admitindo que temos pontos fracos que pretendemos melhorar, mesmo assim fizemos chegar em sede própria aquilo que na nossa perspectiva correu mal, sempre com o intuito de poder fazer melhor no futuro.

Relativamente às questões dos conflitos, como sabe nunca poderá haver consensos, no entanto é com opiniões como a sua que podemos aprender, mas sempre tendo em conta que o ICNB é a autoridade nacional da conservação da natureza e como tal tem objectivos estratégicos direccionados para a conservação e preservação da biodiversidade.

Mais uma vez agradecemos a sua disponibilidade, contributo e interesse pelo Parque nacional.

Cumprimentos e desejo de Boas Festas

O Director Adjunto das Operações do DGAC-N

Vitório Martins

Os nossos Comentários:

Com certeza que esta resposta não deixa nenhum Galaico sossegado. Por esta razão iremos responder em breve. A resposta será publicasa aqui!

E tu?Achas esta resposta convincente?

Um Abraço Galaico!

2 comentários: