sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ligação Ferroviária entre a Gallaecia Sul e Gallaecia Norte - Só falta embarcar com a mala de cartão!

Loge vão os tempos em que os Portugueses fugiam à procura da esperança e de melhores condições de vida que o ditador salazar (com letra bem pequena) teimava em limitar e manter no país.

Cerca de 3 décadas depois os caminhos de ferro na Gallaecia Sul continuam quase sem qualquer sinal de progresso. Desta vez é a ligação entre 2 das mais importantes cidades de todo o território Galaico, Porto e Vigo.

Para quem conhece a realidade deste itinerário, que demora quase 4 horas a ser feito num comboio da década de 60, do século passado e que no verão se torna demasiado complicado viver a bordo devido à falta de ar condicionado e deficiente funcionamento das casas de banho, isso mesmo, cheira a "xixi".

No ano passado, viajámos de regresso de Santiago em comboio. Desde Santiago a Vigo viajámos comodamente num comboio "Media Distancia" até Vigo, pagámos o mesmo que de Vigo ao Porto num comboio obsoleto, a cheirar a "xixi" e com um calor infernal.

Para nós esta foi a pior parte do Caminho, coincidindo infelizmente com o equipamento português, que agora a REFER não quer suportar e é a empresa de caminhos de ferro espanhola Renfe que irá garantir, quem nos dera que nos doassem um equipamento parecido ao usado entre as principais cidades da Gallaecia Norte.

Mais uma vez temos a alcateia da Mouraria a tentar aniquilar as ligações vitais na nossa Gallaecia.

Vejam só e comparem o que a CP e a Renfe nos tem para oferecer na figura abaixo! Do lado esquerdo temos o combio que deverá ter servido para as filmagens do filme "A mala de cartão" e do outro o comboio entre cidades usado pela Renfe. Este é o Eixo Ferroviário do Atlântico Galaico!







Um Abraço Galaico!


Sem comentários:

Enviar um comentário