sábado, 14 de novembro de 2009

À descoberta do Tesouro - O Vale Glaciar do Vez

Temos andado a pensar muito na origem geomorfológica deste nosso Gerês! Pois bem, hoje deixo aqui uma breve introdução aquele que vai ser um dos nossos próximos destinos sobre as botas. O Vale do Rio Vez.  Localizado numa daz zonas onde ocorreu a glaciação na nossa Gallaecia este vale contém caracteristícas geomorfológicas que só podem acabar numa visita bem atenta e num regresso a casa com a convicção que conhecemos melhor o nosso património.


Quando visitei a Serra da Peneda, nunca me tinha passado pela cabeça que ali, outrora existiu um glaciar e que esse deixou muitas marcas que ainda hoje podemos encontrar. Um Sector com perfil em "U" contendo: moreias que se intersectam nas vertentes do vale; blocos erráticos de Granito da serra Amarela sobre os metassedimentos do substrato local. Os Blocos erráticos no vale do Vez são os de maior dimensão em toda a àrea do PNPG, podendo atingir uma dezena de metros de altura.







Para que este Tesouro não fique por descobrir, não pode deixar de ficar para um dia destes a sua visita. Lanço aqui o desafio ao grupo de Galaicos que se encontra numa montanha qualquer, para penser nesta Peneda como mais uma Senda a descobrir e dimunuir o nosso desconhecimento deste Património.
Um Abraço,
Gallaico

Sem comentários:

Enviar um comentário