Manuel António Gonçalves Roque foi o 1º Visconde de Sistelo.
O 1º Visconde de Sistelo nasceu na freguesia de Sistelo – Arcos de Valdevez em Junho de 1834 e morreu em Outubro de 1885, filho de Francisco Gonçalves Roque e de sua mulher, D. Maria Gonçalves, e irmão do Visconde de Rio Vez.
Emigrou novo para o Brasil e exerceu o comércio na Rio de Janeiro, vindo a ser uma figura de relevo na colónia portuguesa daquela capital.
Foi negociante de grosso trato, matriculado como tal no tribunal do Comércio do Rio de Janeiro.
Teve várias associações culturais e humanitárias medalhas que galardoaram a sua acção protectora e filantrópica, em favor das mesmas, tanto em Portugal como no Brasil.
Muito novo partiu para o Brasil onde tornou-se próspero comerciante e amealhou considerável fortuna. Como seu irmão, foi um reconhecido benemérito de diversas instituições pias no Brasil e em Portugal.
Foi condecorado com Hábito da Ordem da Rosa, do Brasil e era fidalgo cavaleiro da Casa Real de Portugal. Comendador da Ordem de São Silvestre Magno, pelo Papa.
Diplomado Primeiro Vogal perpétuo do Real Gabinete Português de Leitura Rio de Janeiro, foi membro de sua diretoria. Era prior jubilado da Ordem Terceira do Carmo e sócio-benemérito da Sociedade Portuguesa de Beneficência.
Casou em 1870 com D. Júlia Labourdonnay Gonçalves Roque, sua sobrinha e filha dos Viscondes de Rio Vez.
Um Abraço Galaico
Sem comentários:
Enviar um comentário