segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Carta Aberta ao ICNB - Fogo no Gerês

Depois da resposta do ICNB e entrando no ano de 2011 com a resolução 118/2010 aprovada na Assembleia da Republica, a Senda de proteger o Gerês continua e por isso pedimos umas respostas ao ICNB.

"

Exmo Senhor confidencial,


passados 2 meses da sua resposta e tendo lido com cuidado a resolução da assembleia da republica nº 118/2010, estou convicto que este ano de 2011 teremos a paz que tanto desejámos em todo o território do PNPG.

Este é o ano Internacional das Florestas, cheio de iniciativas, inclusive por parte dos particulares e voluntários que querem participar na protecção florestal e acima de tudo na prevenção de incêndios.



Como cidadão português e tendo a noção do imenso património ardido no PNPG nos últimos 2 anos, gostaria de saber qual a abertura que existe por parte da direcção do Parque Nacional na criação de grupos orientados pelo Parque na vigilância em dias de risco elevado. A resolução aponta também para a aquisição de meios de protecção e acção, de gestão autónoma do Parque Nacional, nomeadamente um helicopetro. Gostaria de saber quais foram os meios já disponibilizados e adquiridos ao abrigo desta resolução.

Na sua resposta lê-se que o PNPG integra a Rede Nacional de Protecção Civil, que como sabemos falhou em todas as frentes e coloca todo o dispositivo existente no Parque até então em causa. Num mundo de criminosos e de pessoas de bem, temos, nós que praticamos o bem, estar à frente nos meios em relação aos que tentam aniquilar a natureza singular que ainda temos o privilégio de respirar. Para isso conto com a colaboração do PNPG na ajuda e esclarecimento destas questões que muito desejo que contribuam para um e demais anos de crescimento harmonioso das espécies que o homem mau tenta extinguir com o fogo.


Eu quero participar na prevenção e vigilância contra incêndios no PNPG, conto com uma resposta positiva por parte do PNPG e existem milhares de pessoas com a mesma vontade. Não queremos ocupar o Gerês de gente nem fazer disto uma romaria, mas sim mostrar que existe gente que o guarda como quem guarda um tesouro único de forma organizada disciplinada e salvaguardando o bem estar das espécies, essas sim as verdadeiras proprietárias deste território.

Fico a aguardar uma resposta da sua parte às minhas questões e pedido de participação voluntária de forma organizada na prevenção do PNPG orientada pelo ICNB.


Muito Obrigado


Um Abraço Galaico

Sem comentários:

Enviar um comentário