quarta-feira, 17 de março de 2010

Etapa 2 - de Rates a Barcelinhos

Entramos no concelho de Barcelos, por Macieira de Rates, passando o Alto da Mulher Morta seguindo um caminho de terra batida, ladeado por velhos muros de pedra que limitam bouças e propriedades agrícolas, até à freguesia de Courel, onde existe um núcleo habitacional de carácter agrícola bem preservado. Aqui será feito um pequeno desvio, passando pela Igreja Paroquial e retomando um caminho primitivo mais à frente.

O Caminho de Santiago continua, já na freguesia de Gueral, e perde-se dentro de uma Quinta murada - a Quinta do Loureiro. Aqui, e no seu interior, encontram-se umas Alminhas abandonadas, que temos de contornar e seguir em piso asfaltado.

Em Pedra Furada vale a pena ver a enigmática "pedra furada", junto à Igreja Paroquial, que dá o nome à freguesia. Passaremos depois pela Capela da Senhora das Brotas.

Entre as freguesias de Pedra Furada e Góios ter-se-á de seguir a Estrada Nacional, que decalca o Caminho de Santiago, não havendo alternativa (Cuidado).

Ao entrar em Pereira, o percurso, logo a seguir à Capela da Senhora da Guia, segue por entre caminhos empedrados. Nesta freguesia convida-se a visitar o Monte da Franqueira, com o Castro e Castelo de Faria, o Convento do Bom Jesus da Franqueira, o seu Calvário com capelas e a Ermida de Nossa Senhora da Franqueira, onde se realiza uma peregrinação, no 2º domingo de Agosto, sendo trazida a imagem desde a Igreja Matriz de Barcelos. Este local é também um excelente miradouro sobre a orla litoral.

Já em Carvalhal, atravessando a actual estrada de acesso ao Monte da Franqueira, o Caminho passa junto das Alminhas de Portocarreiro e da Capela de Santa Cruz, ligando depois ao lugar de Mereces, já em Barcelinhos.






Um Abraço Galaico

Sem comentários:

Enviar um comentário