Em véspera de umas mini férias de Páscoa e com a hora de Verão a entrar, aproxima-se uma das Sendas mais bonitas da Gallaecia. Vamos ter um Galaico especial, de quatro patas e com certeza que vai adorar. O marco geodésico da Peneda será um dos lugares de passagem mas também um privilégio lá chegar, pois as vistas, o ar e toda a envolvente são únicas.
Lamas do Vez é também um local de rara beleza, onde nasce o Rio mais limpo de Portugal, o Rio Vez.
Um dos locais a visitar e por onde iremos passar será a aldeia da Branda da Aveleira. Se não sabes o que é uma Branda, durante a Senda saberás....ao vivo.....!
A Branda da Aveleira é hoje um conjunto rural com grande orientação no turismo rural e localiza-se no inicio da Senda. Se quiseres pernoitar por lá tens excelentes condições de alojamento, consulta o site http://www.brandadaaveleira.com/ . Teremos passagens por mais Brandas, como a do Furado.
Altos vão ser inúmeros. O Alto da Preguiça, já com cerca de 14 km´s é um deles. O percurso terá a distância de cerca de 16 km´s e 95% em terreno pouco técnico e pouco exigente. É considerada uma Senda suave mas os 3 km´s de ascensão até aos 1374 do Alto da Peneda poderão fazer estragos em alguns pés mas que serão recompensados no final. Depois desceremos ao lado do Vez até à Branda do Furado, em travagem constante e com a vista sobre o vale Glaciar. Terminaremos no ponto de partida 7 horas depois de termos começado e com as pausas contabilizadas, isto é, tempo total com pausas incluídas.
O programa definitivo será divulgado 3 dias antes e caso existam condições climatéricas favoráveis previstas para o dia da Senda.
Um Abraço Galaico
Sem comentários:
Enviar um comentário